Grande parte dos brasileiros está acostumada a pagamentos no boleto bancário, sendo uma das formas mais populares e democráticas. No Brasil, serviços essenciais como luz, água e telefone, além dos impostos cobrados pelo governo são cobrados por este tipo de pagamento.
Mas também, há muitas pessoas que optam pelo boleto bancário na hora de comprar produtos e contratar serviços. Seja porque não querem usar cartões de crédito ou débito ou até mesmo porque não têm acesso a eles.
Por ser um dos métodos mais importantes de pagamento do Brasil, a equipe da Hent separou várias dicas essenciais para o loteador não correr riscos ou adquirir uma dor de cabeça.
Como funciona o pagamento via boleto bancário?
O boleto começou em 1993 e é regulamentado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Com mais de 40.000 locais de processamento em todo o Brasil, o boleto bancário é um método de pagamento brasileiro amplamente acessível para envio e recebimento de dinheiro.
Qualquer pessoa com conta em banco pode emitir um boleto com todas as informações de pagamento necessárias. É um pagamento em formato de push, ou seja, irá depender do consumidor para iniciar o pagamento, semelhante a uma transferência bancária, por exemplo.
Quando o cliente estiver pronto para pagar o boleto, pode levá-lo a qualquer local que processe esse método de pagamento ou pode realizar o pagamento online. Assim que o pagamento do boleto for aprovado, a transação é concluída. Logo em seguida, eles receberão uma confirmação de pagamento imediatamente, enquanto o pagamento real levará um pouco mais de tempo a depender da data realizada.
Como fazer a proteção do pagamento via boleto bancário
Mesmo sendo um dos métodos de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros, o boleto bancário não fica para trás quando o assunto são golpes. Desde ‘erros’ de pagamentos a emails com super descontos, armadilhas não faltam e crescem ao passar dos anos.
Por este motivo, é fundamental que você identifique o quanto antes os sinais que indicam o golpe de um boleto falso.
Segundo dados do Febraban, os golpes mais famosos envolvendo boletos bancários são:
- Erro no pagamento do boleto e o envio de segunda via falsa por email;
- Boletos em aberto de lugares que você frequentava fazer compras ou algo semelhante;
- Lojas que comercializam produtos falsos;
- Descontos e quitação de dívidas;
Para prevenir todos esses golpes, é fundamental que você tenha atenção em informações como os valores, datas ou o banco em que o boleto foi emitido.
Proteção de boletos com senha da Hent
No ramo de empreendimentos, o loteador precisa ter ainda mais atenção. Pensando nisso, a Hent lançou uma nova funcionalidade para seus clientes: a obrigatoriedade de informar uma senha para acessar o documento. Ou seja, sempre que um cliente receber um boleto emitido pela Hent, será preciso digitar dados pessoais. Os loteadores que desejarem mais essa segurança no envio de cobranças devem fazer a solicitação diretamente com a Hent.
O objetivo é que golpistas especializados em aplicar boletos falsos não obtenham sucesso em tentar acessar informações do documento, eliminando as chances de criação de novos boletos ou, ainda, a simulação de pagamentos ilegítimos.
E não acaba por aqui, também separamos seis dicas ainda mais aprofundadas para você se prevenir de uma vez por todas com a ajuda da Hent.
1. Cheque os Dados dos Boletos
O boleto bancário traz informações referente ao pagamento que será realizado, como o nome do empreendimento, as informações do seu contrato, suas informações pessoais.
Um exemplo prático: se você paga mensalmente a sua parcela do financiamento, o beneficiário deve estar em nome do loteador ou empreendimento + informações do seu contrato. Caso note algum dado incorreto, pode se tratar de uma tentativa de golpe.
2. Código de barras falhado
O código de barras do boleto possui uma quantidade de caracteres e espaçamentos. Pode ser facilmente lido em qualquer app de internet banking. Caso o seu celular não consiga ler o código de barras, digite a numeração e confira as informações que aparecem na tela. É preciso ter atenção caso o código não possa ser lido.
3. Boleto atualizado para pagamento
Perdeu o boleto bancário ou precisa da 2ª via para realizar o pagamento? Não precisa se preocupar. Você poderá acessar o portal do cliente e tirar uma nova guia para o pagamento.
Se por algum motivo, você não tiver acesso ao portal, entre em contato com o loteador/empreendimento solicitando o link. A segunda via do boleto, também poderá ser solicitada através do operador de cobrança do seu empreendimento.
4. Negociações e antecipações de parcelas
Agora no portal é possível solicitar a antecipação de parcelas. O operador de cobrança do empreendimento será notificado e entrará em contato com você. Vale o mesmo para casos de renegociação. Utilize os canais oficiais do empreendimento para solicitar os serviços.
5. Certifique-se de que o site é seguro e evite Wi-Fi público
Ao fazer download do boleto bancário, certifique-se de que está acessando a página verdadeira. Por exemplo, clicar no link para baixar o boleto, o endereço do navegador é: https://app.hent.com.br. Iniciando em HTTPS.
Evite conectar via wi-fi em redes públicas. Os ataques cibernéticos podem se tornar mais fáceis, capazes de falsificar páginas acessadas.
6- Vírus Bolware – O vírus do boleto bancário
O bolware é um malware instalado de forma maliciosa no computador do usuário. Quando a máquina está infectada com esse vírus, os boletos baixados da internet ou e-mail podem ter o código de barras e às vezes as informações alteradas, fazendo com que o usuário realize o pagamento sem se atentar às informações, o valor será direcionado para a conta do golpista.
Conclusão
Além da possibilidade de usar a nova funcionalidade da Hent de proteção com senha dos seus boletos, uma dica fundamental é ter em seu computador um antivírus sempre atualizado e não instalar softwares de origem desconhecida.
Além disso, é importante observar o nome do beneficiário no caixa eletrônico ou do seu smartphone. Contudo, se preocupe em efetuar o pagamento se você tiver certeza do nome do beneficiário ou emissor do boleto.